Entretenimento

Contrato Nupcial – Para Que Serve e Como Funciona

 

imagesHoje em dia no Brasil podemos ver que o numero de casamentos vem aumentando cada vez mais, por isso hoje nosso blog sabetudo vai falar um pouco sobre isso, o contrato nupcial é isso mesmo é um documento que serve para assegurar os direitos do casal durante o casamento, geralmente quando marcar  data do casamento os casais costumam pensar logo como será a decoração da festa da igreja e outras coisas, e acabam esquecendo das questões jurídicas por isso são coisas importantes que os casais não podem se esquecer nunca, pois estes assuntos se não resolvidos logo poderão ter dores de cabeça futuramente.

Para quem ainda não conhece o contrato nupcial trata se de um documento de extrema importância na vida de qualquer casal, é mais usado em casais que pretendem firmar seu compromisso com seriedade, ele serve para dar direitos ao casal logo quando se divorciam, quando estão na fase de separação costumam ter separação de bens para isso serve o contrato nupcial para que eles saiam de uma relação numa boa sem discussões e brigas por causa de bens.

Contrato-nupcial-o-que-é-

Lembrando que o contrato de bens é um documento que define como será a separação de bens do casal,que decidiu por algum motivo se separar e cada um seguir para um lado,  quer saber quais são os regimes de bens que existem aqui no Brasil e como preparar o contrato nupcial estão no blog certo vejam como preparamos a abaixo para que os casais fiquem por dentro de tudo.

Quais são os regimes de bens existentes no Brasil?

 

Para você que ainda não conhece os regimes de bens existentes aqui no Brasil, saibam que eles são.

Comunhão parcial: todos os bens adquiridos depois do casamento pertencem aos dois e deverão ser compartilhados em caso de separação.

Comunhão universal: não há uma divisão, ou seja, tudo o que foi contratoadquirido antes ou depois do casamento pertence ao casal.

Separação de bens: os bens não se misturam, por isso o patrimônio não é dividido em caso de divórcio.

Regime Dotal: o sistema caiu em desuso, mas antigamente era o mais usado. Neste regime, o pai da noiva deixa o patrimônio da família para o genro administrar. Se o casamento acabar, o marido não tem mais direito ao dote.

Como fazer o contrato de união estável para o casal?

 

Para quem ainda não conhece o contrato de união estável ele funciona da seguinte forma se o casal pensar em morar junto, porque acha que está cedo para subir no altar, basta optar na seguinte opção o contrato de união estável onde o casal assina um documento importante que define direitos e deveres jurídicos no relacionamento, este documento é inscrito em casa pelo casal mesmo não precisa de testemunhas para que ele seja valido o casal terá que ir ao cartório e fazer valer o documento.

Como fazer o contrato nupcial:

 

Para o casal que pretende fazer o contrato nupcial lembre se que precisa ter em mãos todos os documentos necessários, pois o cartório vai pedir, para isso precisar ir até o Cartório de Registro de Pessoas mais próximo da região, e solicite o pacto nupcial  depois disso terá em mais o documento chamado contrato nupcial.

casamento

 

 

O que acharam da matéria sobre Contrato nupcial? Deixe seu comentário agradecemos a sua visita até mais.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.