Beleza e Saúde

O que é Células Estaminais – Tratamento – Doenças – Preço

Muito se pergunta o que é e o que são células estaminais? Para que serve, qual sua função e tratamento das doenças?

As células estaminais são células mestre do nosso corpo. As células podem dividir-se para produzir DNA de si mesmo e muitos outros tipos de célula, ou seja, uma cópia idêntica de si mesmo. Ás Células Estaminais são visíveis em diversas  partes do nosso corpo em cada fase do desenvolvimento do embrião a sua fase adulta. As células estaminais são retiradas de embriões com poucos dias de idade, podem se transformar em qualquer um dos 300 tipos diferentes de células que compõem o corpo de um adulto.

A Cura e Tratamento de Diversas Doenças Através da Célula Estaminais

Segundo pesquisas em laboratório as células estaminais e muitas outras estão sendo investigada mais a fundo, devendo o leque de terapias acessíveis ampliarem-se rapidamente nos próximos anos. As células estaminais podem ser usadas para tratamento das seguintes áreas.

Transplantes para tumores malignos

Transplantes para disfunções hereditárias que afetam o sistema imunitário e outros órgãos

Transplantes para disfunções do metabolismo hereditárias

Disfunções leucodistróficas

Doenças do armazenamento lisossômico

Outras disfunções hereditárias

Transplantes para disfunções da proliferação celular

Transplantes para doenças do sistema nervoso central

Leucemia aguda

Leucemia crônica

Síndromes mielodisplásicos

Linfomas

Anomalias hereditárias dos glóbulos vermelhos

Anemias

Anomalias hereditárias das plaquetas

Disfunções mieloproliferativas

Imunodeficiências combinadas graves

Neutropenias

Disfunções de fagócitos

Cancros na medula óssea

Doenças auto-imunes

Doenças do sistema nervoso central

Reparação de órgãos como os rins e o fígado

Terapia genética

Cura do HIV ( Segundo Site Expresso.pt – Transplante de células estaminais curou homem com VIH)

Timothy Ray Brown submeteu-se a uma cirurgia de células estaminais em 2007 que, segundo um estudo científico publicado no jornal “Blood”, curou-lhe a infecção do HIV, com um tratamento que lhe podia ter custado a vida. ) Estudo ainda estão sendo feito para saber se não ocorrem efeitos colaterais com passar dos anos. Portando não se arrisque!

Criopreservação da Células Estaminais

O processo de criopreservação é relativamente simples. O 1º passo é consiste em solicitar o kit de recolha a uma das empresas que disponibilizam o serviço em Portugal. O kit deve preferencialmente ser encomendado com dois meses de antecedência para o caso do bebé nascer mais cedo que o previsto.

No momento do parto a colheita de sangue deverá ser efetuada pelo profissional de saúde que estiver a assistir o parto, para isso deverá ter previamente entregue o kit e informado sobre a sua intenção de recolher sangue do cordão umbilical.

Após recolher o kit deverá ser enviado à empresa conforme as instruções recebidas juntamente com o kit. O sangue será então analisado e se tudo estiver conforme será crio preservado, os pais serão informados do sucesso da operação.

A partir daqui o sangue a ser preservado por 20 a 25 anos em caso de necessidade de fazer uso das células estaminais para uso terapêutico deverá informar o laboratório.

A criopreservação é um método de conservação de células estaminais que estão no sangue do cordão umbilical de um bebê. As células estaminais são guardadas a uma temperatura muito baixa, cerca de 196ºC abaixo de zero, de modo a que garanta a sua viabilidade durante muitos anos.

Será que para guardar e preservar essa Célula é de graça?

Não! Cada laboratório cobra para deixar em lugar seguro de 25 a 30 anos as células estaminais ( retirada do cordão umbilical ) Um valor não reembolsável que inclui o kit de recolha, o seu transporte para os pais, o transporte da amostra para o laboratório e todas as despesas administrativas. O preço praticado pela maioria das empresas para esta primeira fase é de cerca de 115€. o custo total chega custar de 1.000 a 3000 EUROS!

Ainda no Brasil até o momento desse post não temos nada, mais em breve essa novidade pode ser discutida aqui.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.