Culinária

Panetone Caseiro De Chocolate

Panetone é um produto mais encontrado na época de Natal, ou seja, finais de ano, mais se você esta com vontade vai querer esperar até o final do ano para saboreá-lo? Não, como sempre que quiser. Afinal esse pão italiano, que surgiu no século 15, e conquistou o paladar dos brasileiros, e que estão sempre presentes nas mesas natalinas. Anote essa receita caseira tradicional, para fazer sucesso na ceia de Natal, deste ano. Caso não queira com chocolate é simples, troque o chocolate pelas frutas cristalizadas, ou então aproveita e faça dois tipos de Panetone. Aproveite!

Ingredientes:

4 gemas
1 pitada de sal
100g de açúcar
500g de farinha de trigo
150g de frutas cristalizadas
50g de fermento de pão fresco
100g de manteiga ou margarina
150g de uvas passas sem semente
1 colher (de café) de essência de Panetone
1 colher (de chá rasa) de antimofo (opcional)

Água (quantidade suficiente p/ atingir ponto de glúten)

Modo de preparo:

Misture 50g de farinha de trigo, o fermento, um pouco de água e faça a esponja. Deixe descansar por 10 minutos. Junte os ingredientes: o restante da farinha, a manteiga, o açúcar, as gemas, o sal, a essência do Panetone e o chocolate. Fica uma massa bem macia. Deixe descansar por 20 minutos, coberta por um pano. Divida a massa em 2 pedaços iguais. Embole-os e deixe sobre superfície enfarinhada. Torne a fazer uma bola com cada parte e coloque nas formas de Panetone. Deixe crescer até faltar um dedo para encher a forma. Pegue uma lâmina, faça cortes nos panetones, puxe as suas abas para fora da forma. Leve para assar por 40 a 50 minutos, mais ou menos, em forno a 180ºC.

Rendimento: 2 panetones de 500g ou 1 de 1kg

Dicas Importantes:
– Embalar os panetones 5 horas após assados.
– Para fazer o Chocotone, trocar as frutas cristalizadas e passas por 200 g de gotas de chocolate. Para que as gotas de chocolate não derretam na hora do manuseio, elas devem estar geladas.

Bom Apetite!

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.