Beleza e Saúde

Queda Dos Cabelos Mitos E Verdades

Conheça Alguns mitos sobre e verdade sobre queda de cabelo e fique por dentro das novidades sobre o seu cabelo.

Lavar os cabelos todos os dias causa queda capilar.

Mito: Pelo contrário, uma boa higienização do couro cabeludo reduz a queda. Manter os cabelos sujos impede o crescimento e obstrui os poros. A lavagem apenas ajudará os fios que já estão soltos a se desprender com mais facilidade.

A limpeza do couro cabeludo diminui a caspa.

Verdade: A limpeza do couro cabeludo com xampus destinados a remover as escamas, oleosidade e fungos diminuem a seborréia. Para elimina lá por completo, entretanto, o paciente também deverá eliminar os fatores agravantes e reguladores da doença.

Tinturas e descoloração fazem cair mais cabelos.

Mito: O uso das tintas não é bom para o cabelo já que tem componentes como o amoníaco que danificam a estrutura capilar. Contudo, a tinta danifica apenas o cabelo, e não o couro cabeludo  portanto não influenciará a queda de cabelo..

Os cabelos crescem mais rápido no verão.

Verdade: O sol estimula o crescimento. Isso acontece porque ele estimula alguns hormônios que fazem com que os cabelos cresçam mais rápido.

Secador e chapinha causam queda.

Mito: O uso correto e moderado não prejudica; o abuso, sim, pode danificar os fios. O ideal é utilizar o secador à baixa temperatura e não aproximá-lo demais do cabelo para não danificar o couro cabeludo.

Cabelo muito oleoso e com caspa intensifica a queda.

Verdade: A oleosidade impede o crescimento saudável, causando queda. O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo  e esses podem ser fatores que levam à queda de cabelo.

A alimentação influencia na queda de cabelo.

Verdade: Uma alimentação com vitaminas e minerais são essenciais para manter o cabelo bonito. De 60% a 90% da composição capilar é aminoácido. Portanto, uma alimentação rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixar os cabelos mais fortes.

No inverno há piora da caspa.

Verdade: O clima frio determina uma maior descamação do couro cabeludo, devido à maior velocidade no crescimento e maturação celular. Outro fator que influência bastante é os banhos muito quentes, que pioram o estado seborréico.

O uso de condicionador pode causar queda de cabelo.

Mito: O condicionador não causa a queda de cabelos; o que ocorre é que os fios que já estão na fase de queda cairão com mais facilidade. Mas o ideal é que o condicionador seja utilizado apenas nos fios, e não diretamente no couro cabeludo, pois isso pode agravar a dermatite seborréia e favorecer a queda.

No outono os cabelos caem mais.

Verdade: A explicação para esse fato é que existem em nossa pele sensores de luminosidade, que recebem mais estímulos no verão, fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos nessa estação. Com a chegada do outono, os fios que não caíram começam a cair e dão a impressão de uma queda mais intensa.

Usar bonés e chapéus faz cair cabelo.

Mito: O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode em algumas pessoas que não tiram o boné da cabeça o dia todo agravar doenças como a dermatite seborréia esta sim podendo contribuir para a queda.

O estado emocional e de estresse interferem na queda.

Verdade: Fatores emocionais já foram comprovados cientificamente como agravantes da queda em pacientes predispostos. O estresse provoca no corpo alterações que levam à perda dos fios e, mesmo que indiretamente, mudanças hormonais conseqüentes a esse estado podem também potencializar a queda.

Cortar as pontinhas dos fios ajuda no crescimento.

Mito: O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento.

Alisamentos causam queda de cabelo.

Mito: O alisamento age nos fios e não na raiz dos cabelos. Quando o alisamento é feito corretamente e com intervalos, não há influência na queda. O que pode ocorrer é o enfraquecimento da haste dos cabelos, resultando fios mais fracos, ressecados, com pontas duplas e com tendência à quebra.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.