Beleza e Saúde

Saúde Com Alimentos Com Agrotóxicos

Agrotóxicos são substâncias químicas herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar a composição destes e, assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas. Se utilizados adequadamente, eles não estragam os alimentos. Porém, se não houver alguns cuidados no uso  como por exemplo utilizar o produto por mais tempo que o recomendado eles podem afetar seriamente o ambiente e a nossa saúde. Quando em excesso, o agrotóxico causa intoxicação no organismo humano. Os sintomas mais imediatos são dor de cabeça, dor de estômago, fraqueza, mal-estar e sonolência. Outros podem surgir meses ou até anos depois, e incluem paralisia e câncer.

Como Eliminar Agrotóxicos dos Alimentos

A solução mais indicada para lavar frutas, verduras e hortaliças é uma colher de sopa do bicarbonato em um litro de água. O ideal é sempre deixá-la agindo por meia hora e depois lavar com água corrente.

Algumas observações sobre alguns alimentos:

Morango. É um dos alimentos mais afetados pelo uso de agrotóxicos. Jamais deixe de lavá-lo na solução de bicarbonato.

Banana, laranja e batata. Não há necessidade de lavagem se a casca não for consumida.

Mamão. Procure lavar o mamão imediatamente antes de abri-lo. Assim você elimina a possibilidade de que a faca entre em contato com o agrotóxico da superfície e o leve para a polpa.

Maçã. Apesar de poder ser consumida sem casa, é na ali que estão muitas das fibras que tornam esta fruta tão saudável. Então, lave-a com a solução de bicarbonato normalmente.

Cenoura. É um dos vegetais que apresentam menos resíduos de agrotóxicos. Para garantir sua segurança, utilize uma escova e água corrente para fazer a limpeza da casca.

Tomate. O ideal é sempre consumir o tomate o mais maduro possível. Quanto mais passa o tempo, mais os venenos se dissipam. Para dar adeus ao agrotóxico, você também pode descascá-lo.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.