Entretenimento

Teatro

O teatro

O teatro é uma arte inerente ao ser humano, já nasceu com ele. Desde que o individuo sentiu a necessidade de se expressar e de se comunicar, a “gestação” do teatro começou.
O registro histórico nos relata que; o teatro é a arte de representar, de imitar a vida real, é a arte democrática, gênero literário, usualmente em forma de diálogo, concebido para ser representado, abrangendo tudo que se refere à escritura da obra teatral, a interpretação, o figurino, o cenário e a produção.
O teatro se desenvolveu como atividade em 3 níveis:
-Divertimento popular;
-Organização mínima (atividade pública);
-Arte para a elite.
A palavra ‘teatro’ vem do grego Theatrom, que quer dizer ‘lugar de onde se vê’. A palavra ‘drama’ também de origem grega, significa ‘ação’. Em geral se entende como drama uma história que narra os acontecimentos vitais de uma série de personagens, que possui um começo, meio e fim.

Há tantos pontos positivos para se fazer teatro, porém não se pode negar ou ocultar que há um ponto, digamos, negativo: o teatro vicia!

“Uma vez no palco, sempre no palco.”

Para que serve o teatro

O Teatro é em primeiro lugar um jogo. Antes de ser clássico ou moderno, poético ou político, catártico ou crítico, o Teatro é uma forma de vida onde o que está em jogo é justamente a possibilidade de jogar a existência. O Teatro é, de todas as artes, a mais próxima da Vida porque ele é o Jogo dos Homens.

Podemos desde logo afirmar que o Teatro sempre existiu porque vive em cada um de nós, seres essencialmente teatrais. O Teatro ou o instinto teatral parece pois corresponder a uma necessidade universal do homem que é a necessidade de transfiguração. Segundo Aristóteles, desde a infância, os homens têm inscrito na sua natureza, simultaneamente uma tendência para representar e uma tendência para ter prazer em assistir às representações teatrais. Porque o Teatro, mesmo sob as suas formas estéticas mais complexas, continua a ser um Jogo. Podemos traçar um percurso que vai do desejo de teatro mais infantil até às portas da profissão e não, como vulgarmente se afirma, um percurso do jogo ao teatro.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.