Passaporte Comum

Para a maior parte dos cidadãos são emitidos passaportes comuns usados em viagens regulares.

Passaporte Diplomático

Ao corpo diplomático é emitido o passaporte diplomático, que identifica seus membros como representantes diplomáticos de seu país natal. O passaporte diplomático difere-se de um passaporte comum em quatro pontos, a saber: a inclusão da palavra Diplomática na capa, o livreto ser preto a diferir-se da cor azul presente no comum, a numeração do passaporte e uma anotação na última página onde se lê. Ex:O portador desse passaporte encontra-se no exterior em atribuição diplomática do governo dos Estados Unidos.” Passaportes de serviço são emitidos ao pessoal técnico e administrativo lotado em missão diplomática, como uma embaixada ou consulado. Esse expediente tem menos imunidades e privilégios comparados aos diplomatas. Os detalhes encontram-se descritos na Convenção de Viena sobre relações diplomáticas.

Passaporte Oficial

Alguns países emitem passaportes oficiais a alguns de seus servidores civis, para viagens com propósitos oficiais embora alguns países usem tais passaportes intercambiados a passaportes de serviço. Os portadores de um passaporte oficial devem requisitar um visto onde os de passaporte comum não precisariam, e em outros casos estes tem como garantia de entrada sem visto, enquanto aos detentores de passaporte comum faz-se necessária a emissão de permissão de entrada de antemão. Exemplo Os cidadãos ucranianos portadores de passaporte oficial que, podem ir à Polônia e a Romênia sem terem um visto, assim como os usuários do passaporte de serviço.

Passaporte coletivo

Um passaporte coletivo pode ser emitido, a uma viagem de escola. Todas as crianças estarão cobertas pelo mesmo documento durante toda a viagem.

Passaporte de Emergência

O passaporte de emergência será concedido àquele que, tendo satisfeito as exigências para concessão de passaporte, necessite do documento de viagem com urgência e não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega, seja motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau, para a proteção do seu patrimônio, por necessidade do trabalho, por motivo de ajuda humanitária; interesse da Administração Pública ou outra situação emergencial cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.

Passaporte Interno

Passaportes internos têm sido usados em alguns países como forma de regular internamente o trânsito de sua população. Tal como incluir o sistema da antiga União Soviética de passaporte interno, atualmente vigente na Rússia, o “hukou” sistema de registro domiciliar usado na República Popular da China e, por fim, o mais severo e opressor dos documentos com tal propósito, a Coréia do Norte.

Passaporte Comum

 Tipos de Passaporte comum

Passaporte Diplomático

 Tipos de Passaporte diplomata

Passaporte de Emergência

 Tipos de Passaporte emergencia

Assuntos Do Artigo:

  • tipos de passaporte
  • passaporte tipo p
  • passaporte tipo p regular
  • o que é passaporte tipo p
  • o que é passaporte regular
  • O que e passaporte comum e regular
  • o que e passaporte
  • passaporte oficial