Beleza e Saúde

Tratamentos Contra Obesidade

A obesidade é praticamente uma doença adquirida por falta de cuidados ou ate de tendência familiar, mas existem tratamentos para esse problema e existem vários métodos dependendo do seu estado, ela é normalmente ocasionada por alimentar-se em grande quantidade. Somado ao exagero de alimentos em geral, a situação torna-se ainda mais grave pelo consumo exagerado de alimentos ricos em gorduras e açúcares. A falta de exercícios físicos agrava ainda mais o problema.

Existem diversas outras causas que podem causar ou agravar o excesso de peso:

Genética

Alterações endócrinas

Sedentarismo

Medicamentos

Gravidez

Determinadas Doenças

Fatores Emocionais

Distúrbios hormonais

Prevenção da Obesidade

O ideal é que se faça um planejamento nutricional desde a infância. A dieta deve ser rica em nutrientes e feita em refeições menores. Além de uma dieta saudável, é também importante que haja prática de atividades físicas, lazer, relacionamentos afetivos adequados e uma estrutura familiar organizada.

Tratamento da Obesidade

Para que o tratamento da obesidade seja eficaz, é importante que se determine sua causa. Uma vez diagnosticada a causa da obesidade, somente um médico especializado poderá indicar o tratamento mais adequado. Seguem abaixo os tratamentos mais utilizados:

Reeducação Alimentar

Para quem sofre de excesso de peso por ter uma dieta inadequada, a reeducação alimentar é fundamental. Através dela é possível reduzir a ingestão de grande quantidade de calorias e optar por alimentos de maior qualidade e mais nutritivos.

Exercícios Físicos

Se movimentar é essencial para perder peso. Além de promover gasto energético, o exercício físico aumenta a imunidade do organismo, previne doenças, melhora o condicionamento e aumenta a sensação de bem-estar e auto-estima. Antes de iniciar qualquer atividade física, o paciente obeso deve procurar auxílio de um especialista. Os exercícios devem ser moderados e regulares. O exercício mais recomendado para esse tipo de paciente é a caminhada. Para saber mais detalhes, visite a página Caminhada.

Tratamento Psicológico

Emagrecer é um procedimento que pode necessitar de suporte emocional ou social. Isso normalmente é feito através de tratamentos específicos como psicoterapia individual, em grupo ou familiar. Existem grupos de reforço emocional amplamente conhecidos que auxiliam as pessoas na perda de peso.

Medicação

A utilização de medicamentos como auxiliares no tratamento do paciente obeso deve ser realizado com cuidado e critério. Além disso, deve-se sempre observar com cautela os efeitos colaterais. É importante salientar que o uso de uma série de substâncias não apresenta respaldo científico. Entre elas estão os diuréticos, os laxantes, os estimulantes, os sedativos e uma série de outros produtos freqüentemente recomendados como "fórmulas para emagrecimento". Essa estratégia, além de perigosa, não traz benefícios em longo prazo, fazendo com que o paciente retorne ao peso anterior ou até ganhe mais peso do que o seu inicial.

Cirurgia

Se a obesidade é severa (IMC maior que 40), os médicos podem recomendar um procedimento cirúrgico para limitar a quantidade de comida que o corpo pode digerir. Em casos de obesidade mórbida, a cirurgia é o único método cientificamente comprovado para promover perda de peso duradoura. A cirurgia reduz a taxa de mortalidade e resolve  ou pelo menos minimiza  uma série de doenças associadas à obesidade grave.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.