SPC Serasa

Tudo Sobre Consulta SPC e Serasa

Como saber se o seu nome está na lista do SPC e Serasa

A consulta ao SPC e Serasa é restrita aos estabelecimentos que pagam taxas à essas entidades e somente esses estabelecimentos autorizados podem fazer consulta de cadastros e pendências através de telefone e/ou internet. A publicação do cadastro do SPC e Serasa não são permitidas.

Porém, a pessoa física pode fazer gratuitamente uma consulta para saber se o seu nome consta na lista. A única maneira é comparecendo pessoalmente a um ponto de atendimento desses órgãos munidos de identidade e CPF.

Para entrar em contato com esses órgãos

SPC: procure por Câmara de Dirigentes Lojistas na sua cidade (pode usar a internet, lista telefônica, etc…)
Serasa: entre em contato para saber sobre o posto de atendimento mais próximo na sua cidade, visite http://www.serasa.com.br

O que acontece se o seu nome estiver cadastrado nesses órgãos

A grande maioria dos estabelecimentos comerciais e bancos consultam o cadastro do SPC e Serasa antes de: aceitar cheques, abrir contas novas, aceitar parcelamento. Portanto, se você estiver com o nome cadastrado, será muito difícil obter créditos, ter conta bancária e usar cheque para pagamento de bens e serviços.
Como limpar seu nome junto ao SPC e a Serasa

Pagando a dívida: após a pessoa física quitar a pendência, o SPC e Serasa têm 5 dias para remover o nome da pessoa dos seus cadastros. Se passar de 5 dias, esses órgãos podem responder por processos judiciais.

Por decorrência do prazo de 5 anos: a justiça estabelece que nenhuma pessoa física pode ter seu nome no cadastro por mais de 5 anos.

Outros meios para limpar seu nome que dependem de decisão judicial são

Prescrição do título que gerou o cadastro: Cheques, notas promissórias e duplicatas entre outros, possuem prazo de prescrição, portanto, após a prescrição desses títulos que originaram o cadastro, a pessoa física pode solicitar a remoção do seu nome já que o título prescreveu. Isso dependerá de como o juíz interpretará o caso.

Se há ação judicial protestando o título que originou o cadastro: Pode-se alegar que se a pessoa física contesta a validade do título que originou o cadastro, nesse período o nome não pode constar no SPC e Serasa.

Buscas Pelo Artigo:
  • sobre o spc e serasa

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. paulo henrique da silva fareli disse:

    Eu possuía alguns contratos em atraso com o banco Santander. Aceitei um acordo e efetuei o pagamento dos meus débitos, no entanto, meu nome saiu do SPC mas, continuou no SERASA. O que devo fazer para excluir meu nome do SERASA?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.